Em diversos momentos da nossa vida somos pegos perdidos em nossos pensamentos analisando e refletindo sobre o atual momento da nossa vida, porém acabamos por fazer isso de uma forma muito superficial e após algum tempo pela correria do dia-a-dia não damos a importância devida ou nos focamos em um ponto errado.

Para te ajudar a ter uma visão mais clara e detalhada do seu momento atual, vou compartilhar com você, esta ferramenta que é muito utilizada na maioria dos processos de coaching e que te entrega uma fotografia de como esta o momento atual da sua vida. A ferramenta Roda da Vida nos convida a refletirmos sobre áreas fundamentais da nossa experiência humana. Com ela em mãos, é possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir um novo equilíbrio, o que é ótimo, afinal quando existe um equilíbrio, nossa vida melhora assim como nossos resultados. E o mais importante, não importa a sua idade, sexo, ou religião.

O Que é a Roda da Vida

“É uma ferramenta simples, mas que pode oferecer insights profundos. Antes de mais nada, ela pergunta: como eu estou?”

A Roda da Vida trata-se de um dos métodos mais tradicionais de avaliação pessoal que garante uma visão sistêmica da vida, permitindo analisar com mais detalhes todas as áreas que a compõem. Entre os mais comuns estão:

  • Pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde e disposição, equilíbrio emocional;
  • Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social;
  • Relacionamentos: família, desenvolvimento amoroso, vida social;
  • Qualidade de vida: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.

Origens

O instrumento foi criado nos anos 1960 pelo americano Paul J. Meyer. De origem humilde, ele cresceu durante a Grande Depressão, foi paraquedista na Segunda Guerra Mundial e tornou-se milionário aos 27 anos, comandando duas seguradoras.

Sua combinação de motivação e persistência chamava a atenção, e Meyer viu ali outra oportunidade de negócios. Tornou-se um dos mais famosos palestrantes motivacionais do mundo e vendeu bilhões de dólares em livros e áudios. Ainda na ativa, ele aposta na motivação como primeiro passo do desenvolvimento de potencial.

“Não importa quem você é ou qual é sua idade: se quiser conquistar sucesso permanente e sustentável, sua motivação precisa vir de dentro”, conta em uma de suas primeiras gravações, Personal Motivation. “Deve ser pessoal, ter raízes profundas e fazer parte de seus pensamentos mais íntimos.”

Como funciona a Roda da Vida?

A Roda da Vida avalia os aspectos listados acima, conferindo notas de 0 a 10, de acordo com o nível de satisfação associado a cada um deles. A partir dessa classificação, é feita uma reflexão sobre qual das áreas precisa ser trabalhada para equilibrar vida pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Servindo de bússola em nossa jornada, buscando e mantendo o equilíbrio entre esses 12 setores da vida.

Uma boa análise a se fazer após preencher a Roda da Vida é pensar nela como se fosse a roda de um carro, de uma bicicleta, que para andar bem pelos caminhos da vida, precisa estar estável e equilibrada.

Faça já a sua reflexão sobre a sua vida, na ferramenta que disponibilizo gratuitamente abaixo, para que você possa ter uma visão mais detalhada da sua vida e poder refletir no que você pode fazer hoje para mudar os pontos que não encontram-se equilibrados.

E o melhor, além de você ter uma visão completa de como anda a sua vida neste momento, preenchendo a Roda da Vida abaixo e com os seus dados corretos, você receberá um relatório detalhado da sua análise para que possa usar em um processo de coaching futuro com o Coach Fabiano Matos ou com outro Coach de sua preferencia.