Você se sente uma pessoa insegurança, com medo de errar, sem confiança na sua capacidade, buscando incessantemente o reconhecimento e aprovação dos outros? Você constantemente adia os seus planos e se sente desmotivado com a sensação de estar sempre andando em círculos?

Muito provavelmente o seu problema seja na verdade a autoestima, no caso a baixa autoestima, uma das principais queixas das pessoas que entram em contato comigo em busca de Coaching, mesmo que elas não saibam claramente isso.

Mas, afinal o que é autoestima?

autoestima é o julgamento que cada um faz de si mesmo, sua capacidade de gostar de si. Ela é constituída pelas crenças que temos sobre nós mesmos e determina a maneira como nos relacionamos com o mundo, e encaramos os desafios do dia-a-dia. Ela é a chave para entendermos a nos mesmos e os outros.

As pessoas que possuem uma autoestima alta e positiva são capazes de superar qualquer situação que traga uma dificuldade ou desafio todos os dias. Porém infelizmente aqueles que mantém uma autoestima baixa só se permite limitar e fracassar.

Você consegue aceitar suas limitações e reconhecer seus potenciais? Você acredita na sua capacidade de realização? Você se sente muito cansado a ponto de postergar sempre seus planos e objetivos? Você tem medo das adversidades? Você se enxerga de maneira positiva? Se a maioria das suas respostas foi negativa, é um sinal de que você está sofrendo com problemas de baixa autoestima.

Como fiquei com a autoestima baixa

autoestima baixa

Segundo estudos, os dramas da história da nossa vida são os construtores de nossa autoestima. Ela começa a ser formada na infância, com base na educação e no tratamento recebido dos familiares, amigos e professores, e é fortalecida na adolescência, percorrendo por toda a vida.

Não saber lidar com situações como críticas, culpa, abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, entre outros durante estas fases da vida criam um indivíduo com baixa autoestima na vida adulta, com características como  insegurança, o medo de errar, o perfeccionismo, as dúvidas, as incertezas, a falta de confiança na sua capacidade, a busca incessante de reconhecimento e de aprovação, entre outros.

Como acabar com a baixa autoestima

comparacao-autoestima

Mas como mudar esta situação? O caminho mais viável para transformar sua autoestima é o autoconhecimento. Conhecer seu próprio eu, encontrar causas e ressignificar situações do passado é fundamental, pois implica ter ciência de seus aspectos positivos e negativos, e valorizar as virtudes encontradas.

O autoconhecimento serve como um degrau para a evolução e melhoria contínua, fazendo com que você tenha mais coerência em seus sentimentos, tornando você uma pessoa mais flexível, fazendo sua autoconfiança e amor próprio crescer, gerando impacto positivo na sua vida profissional, pessoal, além de te trazer uma intensa paz interior.

Não consigo sozinho. Como aumento minha autoestima?

seja o seu superheroi

Eu sei que muitas vezes não conseguimos mudar nossa realidade sozinhos, e não queremos pedir a ajuda de amigos ou familiares. É neste momento que o papel de um profissional como um coach, terapeuta ou psicologo é essencial, pois ele vai te ajudar a encontrar, ressignificar e vencer seus medos e angústias.

O Coach por exemplo, vai te ajudar a buscar o autoconhecimento, encontrando os seus  “pontos fracos” e que geram sentimentos de tristeza, ansiedade e/ou inferioridade. E durante todo o processo (normalmente 3 meses) vai trabalhar com ferramentas poderosas que irão ressignificar situações do passado, transformando-as em aprendizados positivos.

Através do coaching, o coach irá também identificar não apenas os defeitos, mas também suas qualidades, apresentando situações positivas do seu dia-a-dia que muitas vezes passam despercebidas pela cegueira da baixa autoestima, tornando você um pessoa melhor, capaz de lutar pelos seus objetivos, e principalmente capaz de continuar evoluindo por conta própria para mudar o seu destino.

Portanto não tenha medo ou vergonha de pedir a ajuda para um Coach. Afinal o primeiro passo para uma vida plena e cheia de realizações deve partir única e exclusivamente de você.

Pessoas com elevada autoestima são as mais desejadas e, as pessoas desejadas em sociedade.” –  Brian Tracy

DICA EXTRA: Na newsletter do Mude Seu Destino, você encontra uma série de exercícios exclusivos e somente usados em sessões de Coach, para te ajudar a refletir sobre sua autoestima e para se conhecer melhor e ter mais confiança. Não deixe para depois. Cadastre-se no formulário abaixo e comece a receber agora mesmo.