Hoje venho lhe falar sobre um dos sentimentos mais puros e nobres que existem, mas que muitas vezes é relegado a segundo plano: A Gratidão. Podemos definir a gratidão,  como a capacidade de agradecer e reconhecer um gesto de bondade, uma atitude de carinho, uma ajuda, um elogio, uma assistência, um presente, uma gentileza ou simplesmente tudo de bom que a vida oferece diariamente.

Eu tenho certeza que se eu lhe perguntar agora se você é grato por tudo o que tem, por tudo o que conquistou, você irá responder que sim, mas refletindo sobre o seu dia-a-dia, o quanto você pratica a gratidão diariamente. Você já agradeceu por alguma coisa no dia de hoje? Ou você acha que não há nada para agradecer?

Muito provavelmente você respondeu sim para a segunda pergunta, pois acredita que nada acontece em sua vida diariamente para que você seja grato. Se este é o seu caso, é bom começar a mudar o seu pensamento, pois você tem muito sim a agradecer. E quando você começa a agradecer vai perceber que sua vida não é tão ruim quanto você imaginava. Por isso, ser grato pelo dom da vida, pela saúde, pela família, pela provisão, pelo trabalho, pelos amigos e até pelos obstáculos enfrentados deve ser uma atitude diária.

Pare e pense. Quantas pessoas não tem o que comer e você tem. Quantas pessoas estão doentes, quantas são dependentes de terceiros para tudo na vida, quantos não tem família, amigos ou simples conhecidos virtuais para conversar.

E para te ajudar a praticar a gratidão. Vou terminar o email de hoje com uma atividade simples, mas muito poderosa para que você possa identificar no dia-a-dia momentos para ser grato. A atividade consiste no seguinte:

FERRAMENTA PROPOSTA: POTE DA GRATIDÃO

  • Diariamente ao final do dia, ou no horário que lhe for mais fácil, pare por alguns minutos e reflita sobre tudo o que aconteceu desde que você acordou.
  • Escreva em um papelzinho cada um dos bons acontecimentos que lhe deram motivo para celebrar e agradecer. Pode ser a sua saúde, amigos, trabalho, ou simplesmente agradecer por não ter entrado em uma briga, em uma discussão no transito, no trabalho. Qualquer coisa que você considere positivo.
  • Guarde estes papeis em um recipiente e após 30 dias  abra o pote e leia tudo de bom que lhe aconteceu durante o mês.
Posso te garantir que você vai constatar que na sua vida há muito mais motivos para praticar a gratidão do que para reclamar da vida que tem.